19 maio, 2011

Moldes de Silicone, passo - a - passo

Moldes de Silicone, passo a passo

Moldes de Silicone, passo a passo

Os Moldes de Silicone são usados nas mais diversas areas artísticas, assim como a joalharia experimental em resina etambém muitas outras áreas ligadas ao artesanato usam moldes em silicone. A reprodução de diversos materiais podem ser realizada através dos moldes de silicone, reprodução de peças como, Sabonetes artesanais, Biscuit, Velas, Metal Clay, Resina Poliester Cristal e muitos outros materiais. O silicone para moldes é uma borracha sintética muito usada para o fabrico de moldes e moldagem nas mais diversas áreas industriais, de artesanato, etc.

Moldes de Silicone servem para reprodução de uma grande variedade de prototipos

Os Moldes de silicone podem ser nas mais variadas formas e feitios, os mais comuns são os Moldes redondo, Quadrado, Retangular, Oval, Formato do Sabonete Dove e também em formas de animais, personagens infantis, frutas, formato geométrico e muitos outros. No entanto apartir do momento em que se tem um prototipo específico, pode-se realizar o molde em silicone e assim reproduzir esse objecto inumeras vezes.
Existem diversos tipos de moldes de Silicone, no entanto vamos abordar aqui um molde simples.

Moldes de Silicone – passo a passo

Ferramentas e materiais
Ferramentas e materiais para fazer molde de silicone
  1. Placa de k-line, uma espécie de cartão (esponjoso) usado para fazer maquetas em arquitectura
  2. Régua graduada
  3. X-acto
  4. Modelo usado para fazer o molde de silicone
  5. Silicone para moldes
  6. Catalisador (vem com o silicone)
  7. Recipiente para misturar o silicone para moldes e o catalisador
  8. Seringa para medir a quantidade de catalisado

Moldes de silicone simples de pulseira quadrada – procedimentos passo a passo

Para uma pulseira quadrada com as medidas exteriores de 8cm X 8 cm X 2.5cm, é necessário construir uma caixa onde a pulseira será colocada para depois ser derramado o silicone para fazer o molde.
Moldes de silicone, pulseira



1º Passo – Construir uma caixa de cartão para colocar o prototipo e deitar o silicone para fazer o molde
  1. Cortar o cartão k-line com as medidas exteriores de 16m X 16cm (fig 1). Marcar 4 linhas paralelas às extremidades do quadrado, medindo para o interior 3 cm, como pode ver na figura. Ficando um quadrado interno com 10cm X 10cm (fig 1)
  2. Com o auxilio de uma régua, usando um x-acto fazer cortes diagonais no cartão, (para formar um ângulo aproximado de 90º) para que seja possível dobrar as paredes para formar a caixa que vai ser usada para fazer o molde de silicone (fig 2). depois de fazer os vincos, dobrar as paredes do cartão com cuidado, usar uma cola forte para colar as paredes da caixa de forma a que a estrutura fique solida
  3. Depois de dobradas as paredes da caixa, colar todas as junções e colocar fita adesiva no exterior para criar uma estrutura resistente para aguentar o molde de silicone. (fig 3)
——
Fig. 1
Moldes de silicone - Cortar cartolina para fazer caixa
—–
Fig 2.
Moldes de silicone, caixa
——-
Fig 3
Moldes de silicone caixa de k line
2º Passo - Preparar o protótipo, pulseira para depois ser vazado o silicone
O silicone para moldes é bastante dispendioso e também pesado, por esses motivos é importante criar estratégias que ajudem a fazer os moldes de silicone com a menor quantidade de silicone possível. Também, um molde demasiado pesado e espesso torna mais difícil de desmoldar as peças.
  1. Então, para este exemplo, vamos colocar no centro da caixa um cilindro com um diâmetro inferior ao da pulseira (Fig 4). A pulseira tem 7mm de diâmetro, então o cilindro pode ter 6mm (ou 5mm), o importante é criar algo que evite a entrada de tanto silicone e evitar peso ao molde. O cilindro pode ser de vidro, madeira (sem poros), acrílico ou outro material. É importante colar o cilindro ao fundo para evitar que ele possa boiar quando se vazar o silicone.
  2. Depois colocamos então a pulseira, bem centrada na caixa. É importante que ela fique bem fixa no fundo senão pode boiar com o silicone, pode ser colada para assim evitar que se desloque do sitio onde a vamos colocar.
——
Fig 4
Moldes de silicone, caixa
—–
Fig 5
Moldes de silicone caixa
3º Passo – Vazamento to silicone para fazer o molde
  1. Fazer a mistura do Silicone para moldes com o catalisador (no caso deste silicone a mistura de catalisador é a 5%, por exemplo: para 100g de silicone aplica-se 5g de catalisador. Usar uma seringa graduada para medir)
  2. Vazar o silicone na caixa para fazer o molde de silicone (fig 6)
  3. Deve-se encher bem a caixa até cobrir muito bem a pulseira. O cilindro do meio deve ser mais alto para que o silicone não cubra o topo. (fig 7)
  4. Depois de todo este procedimento deixar secar o molde numa superfície completamente regular e plana para que o molde de silicone fique bem nivelado e não corra o risco de ficar mal feito.
——
Fig 6
Silicone para moldes vazamento
—–
Fig 7
Moldes de silicone vazamento
4º Passo – Retirar o molde da pulseira da caixa e desmoldar a pulseira do ”molde” de silicone
Depois do silicone estar bem seco, dependendo da humidade do ar e da quantidade e espessura do silicone usado, demora mais ou mais tempo de secagem. Por vezes pode levar 1 dia e meio, 2 dias e às vezes mais. Certifique-se que o o silicone está bem seco para não correr o risco de estragar o molde.
  1. Descolar o molde da caixa, caso seja necessário desmonte a caixa de cartão para melhor retirar o molde de silicone.
  2. Voltar o molde para cima (Fig 8 )
  3. Retirar o prototipo da pulseira (fig 9)
—–
Fig 8
Moldes de silicone
—–
Fig 9
Moldes de silicone e pulseira
Depois de todos estes procedimentos concluídos, tem agora o seu molde e o conhecimento básico necessário para fazer todos os seus Moldes de Silicone, passo a passo.
Visite também: http://loja-de-artesanato-online.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, deixe o seu comentário ou sugestão.
Obrigada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

TudoProArtesanato